Escritores lusófonos

Moderator:Luís

IpseDixit
Escritores lusófonos

Postby IpseDixit » 2014-10-13, 10:09

Olá, tenho aberto este fio porque quereria ampliar mi conhecimento do cenário literário dos países lusófonos. Fazem favor de não me sugerir livros mais velhos do que o século XX.

No momento só conhoço Paulo Coelho e Saramago...

Corrijam também os meus erros por favor!

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Escritores lusófonos

Postby Osias » 2014-10-14, 2:08

Rubem Fonseca.
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Escritores lusófonos

Postby Osias » 2014-10-14, 2:09

IpseDixit wrote:Olá, tenho aberto este tópico porque queria ampliar meu conhecimento do cenário literário dos países lusófonos. Façam favor de não me sugerir livros mais velhos do que o século XX.

No momento só conheço Paulo Coelho e Saramago...

Corrijam também os meus erros por favor!
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

IpseDixit

Re: Escritores lusófonos

Postby IpseDixit » 2014-10-14, 22:48

Obrigado osias, involuntariamente ajudaste-me mais de o que achas porque procurei esse escritor na wikipédia e li que ele ganhou o prêmio Camões; como não sabia o que era esse prêmio, procurei-o na wikipédia e agora tenho a lista de muitos escritores lusófonos.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Escritores lusófonos

Postby Osias » 2014-10-16, 18:37

:shock: :yep:
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
Prowler
Posts:1961
Joined:2013-07-19, 5:09
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Escritores lusófonos

Postby Prowler » 2014-10-19, 23:10

Gosto bastante do Eça de Queirós. "Os Maias" é um grande livro. Apesar de ser longo, lê-se bem. Além disso, ensina-te bastantes adjectivos novos. O homem é o mestre das descrições.

No livro, "Os Maias", Eça tece grandes críticas à sociedade portuguesa da altura. Se bem que essas mesmas críticas também se podem aplicar a qualquer sociedade do mundo. É por isso que recomendo sempre este livro a quem se quer iniciar na literatura portuguesa, pois não é necessário ser-se português ou viver em Portugal para compreender o livro.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Escritores lusófonos

Postby Osias » 2014-10-19, 23:41

Ah, você descobriu autores novos, mas não deixe de ler o Rubem Fonseca e vir comentar aqui.
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

IpseDixit

Re: Escritores lusófonos

Postby IpseDixit » 2014-10-20, 14:58

Tenho outra pergunta: como não há um amazon português, onde posso comprar livros (de papel) em português em internet? Podem sugerirme algum site?

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Escritores lusófonos

Postby Osias » 2014-10-20, 17:16

2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
loqu
Posts:11894
Joined:2007-08-15, 21:12
Real Name:Daniel
Gender:male
Location:Barcelona, Catalonia

Re: Escritores lusófonos

Postby loqu » 2014-10-20, 17:57

IpseDixit wrote:Tenho outra pergunta: como não há um amazon português, onde posso comprar livros (de papel) em português em internet? Podem sugerirme algum site?

É que não podes achar livros em português em Amazon Itália?
Нека људи уживају у стварима.
Let people enjoy things.

IpseDixit

Re: Escritores lusófonos

Postby IpseDixit » 2014-10-20, 18:26

loqu wrote:
IpseDixit wrote:Tenho outra pergunta: como não há um amazon português, onde posso comprar livros (de papel) em português em internet? Podem sugerirme algum site?

É que não podes achar livros em português em Amazon Itália?


Somente há 834 livros de narrativa contemporânea.

IpseDixit

Re: Escritores lusófonos

Postby IpseDixit » 2015-01-05, 13:55

Quanto é difícil Saramago para ler? Não estou a referir-me aos temas tratados mas à complexidade da língua.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Escritores lusófonos

Postby Osias » 2015-01-06, 0:24

Ele escreve uns parágrafos que duram mais de três páginas, fora isso não sei dizer.
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

IpseDixit

Re: Escritores lusófonos

Postby IpseDixit » 2015-01-21, 16:58

Umas semanas atrás li O Alquimista de Paulo Coelho. Talvez é um pouco demais sentimental e um pouco banal em algumas partes mas contudo eu gostei dele. Agora* acho que vou ler As Crônicas de Gelo e Fogo porque tinha ouvido muito falar disto e estou muito curioso (nunca vi a série de tv), e achei que fosse uma boa ideia unir a minha curiosidade por esta obra com o estudo do português. Todavia me pergunto se há uma tradução portuguêsa e uma brasileira ou uma única.

Uma coisa que percebi é que os livros em português estão muitos caros, também os e-books :cry: , ou talvez tenho de procurar melhor.

*Na realidade com "agora" quero dizer em uns meses porque já tenho muitos outros livros a ler.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Escritores lusófonos

Postby Osias » 2015-01-23, 13:14

IpseDixit wrote:Umas semanas atrás li O Alquimista de Paulo Coelho. Talvez seja um pouco demaissentimental demais e um pouco banal em algumas partes mas contudo(redundante) eu gostei dele. Agora* acho que vou ler As Crônicas de Gelo e Fogo porque tinha ouvido muito falar disto e estou muito curioso (nunca vi a série de tv), e achei que fosse uma boa ideia unir a minha curiosidade por esta obra com o estudo do português. Todavia me pergunto se há uma tradução portuguesa e uma brasileira ou uma única.
Sempre duas traduções. O único livro que li e Português Europeu até hoje foi Saramago, porque, né?
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

IpseDixit

Re: Escritores lusófonos

Postby IpseDixit » 2015-01-23, 13:24

Saramago está na minha lista de desejos, mas achei que talvez fosse melhor começar com algo mais "pop".

User avatar
Prowler
Posts:1961
Joined:2013-07-19, 5:09
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Escritores lusófonos

Postby Prowler » 2015-01-23, 13:25

IpseDixit wrote:Quanto é difícil Saramago para ler? Não estou a referir-me aos temas tratados mas à complexidade da língua.

Ele tem um estilo de escrita único. Nunca li nada dele sem ser uns parágrafos, mas posso-te dizer que ele escreve longos parágrafos sem pontos finais e com vírgulas a serem praticamente os únicos sinais de pontuação utilizados. Mas provavelmente já sabias isto. Daí a tua pergunta.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Escritores lusófonos

Postby Osias » 2015-01-24, 0:38

IpseDixit wrote:Saramago está na minha lista de desejos, mas achei que talvez fosse melhor começar com algo mais "pop".
Quero deixar claro que não estava recomendando.
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
Prowler
Posts:1961
Joined:2013-07-19, 5:09
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Escritores lusófonos

Postby Prowler » 2015-01-24, 7:40

Algo mais "pop"? Portanto, um escritor mais acessível? Bem, nunca li nada dele mas o José Rodrigues dos Santos, jornalista e escritor português, é bastante popular. Já ouvi pessoas a referirem-se a ele como o "Dan Brown português" no sentido dos livros dele entreterem bastante apesar de não serem propriamente obras-primas.

http://en.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_ ... dos_Santos

Depois tens também o Miguel Sousa Tavares. Escritor e comentador político português. Filho da escritora Sophia Mello-Breyner. É uam figura algo controversa devido aos seus comentário políticos e futebolísticos. E mesmo no que toca ás suas obras, já foi acusado de plágio. É uma figura que se ama ou odeia, diria eu.

http://en.wikipedia.org/wiki/Miguel_Sousa_Tavares

IpseDixit

Re: Escritores lusófonos

Postby IpseDixit » 2015-01-24, 11:21

Obrigado Prowler todavia uma pessoa que é chamada o Dan Brown português não me atrai muito na realidade. :P


Return to “Portuguese (Português)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 10 guests