Miguel - Português

Moderator:Luís

User avatar
BlackZ
Posts:1115
Joined:2010-07-16, 20:53
Real Name:JSR
Gender:male
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:
Re: Michael - PT

Postby BlackZ » 2012-06-04, 1:32

Todo mundo vestido de caipira? Isso tem jeito de festa junina, uma festa tradicional que acontece em junho. :)

O curioso é que mesmo em Santos, onde a cultura não é caipira (somos caiçaras, é diferente :whistle:) tem esse tipo de festa - e as pessoas também se vestem de caipira.

Claro, as últimas vezes que participei não só não me vesti a caráter, como só fui para beber quentão, vinho quente e comer tudo o que tivesse de bom. :lol:
Native: [flag=]pt-br[/flag]
Learning: [flag=]en-us[/flag] [flag=]fr[/flag] [flag=]ja[/flag] [flag=]es[/flag] [flag=]ca[/flag] [flag=]de[/flag]

User avatar
Michael
Posts:7126
Joined:2009-07-21, 3:07
Real Name:Mike
Gender:male
Location:Oak Park, IL
Country:USUnited States (United States)

Re: Michael - PT

Postby Michael » 2012-06-04, 15:34

BlackZ wrote:Todo mundo vestido de caipira? Isso tem jeito de festa junina, uma festa tradicional que acontece em junho. :)
Ah, isso foi! Agora me lembro!
American English (en-us) Neapolitan from Molise (nap) N Italian (it) B2 Spanish (es) Portuguese (pt) French (fr) Greek (el) Albanian (sq) B1 Polish (pl) Romanian (ro) A2 Azerbaijani (az) Turkish (tr) Old English (en_old) A1
„Çdo njeri është peng i veprave të veta.‟
Every human being is hostage to their own deeds.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Michael - PT

Postby Osias » 2012-06-04, 20:17

Nunca fui numa missa! o.O
Michael wrote:E desde que supostamente foi uma festa sertaneja hoje, todo mundo estava vestido de caipira, menos eu, porque a mulher que me convidou não tinha falado pra eu tentar me vestir assim! :roll: Porém, o baile sertanejo foi bem legal! (As danças me lembraram muito da polca…) É uma parte da cultura brasileira que eu nunca provei antes.
Existe um Nordeste inteiro pra você conhecer, hehehe. Que músicas cantaram?
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
Michael
Posts:7126
Joined:2009-07-21, 3:07
Real Name:Mike
Gender:male
Location:Oak Park, IL
Country:USUnited States (United States)

Re: Michael - PT

Postby Michael » 2012-07-04, 23:34

Faz muito tempo desde a última vez que postei neste tópico. Então, eu tenho uma perguntinha com respeito à potencialidade de poder assistir a uma faculdade no Brasil. Como eu enfrentaria a tarefa de me candidatar a uma delas, sendo estrangeiro e, neste momento, fora do país? Eu penso que estudaria principalmente Língua Portuguesa lá, quem sabe inclusive formar-me com um diploma de Ensino da Língua Portuguesa! :D Bom, eu já sei que eu teria que passar um exame de português antes de começar meus estudos em qualquer faculdade no Brasil, tendo feito um pouco de pesquisa sobre este tema no passado, mas disso eu não tenho medo nenhum. :wink:

EDIT: Eu acabei de fazer um pouco mais de pesquisa, e achei essa página, mas ainda queria suas opiniões sobre isto.
American English (en-us) Neapolitan from Molise (nap) N Italian (it) B2 Spanish (es) Portuguese (pt) French (fr) Greek (el) Albanian (sq) B1 Polish (pl) Romanian (ro) A2 Azerbaijani (az) Turkish (tr) Old English (en_old) A1
„Çdo njeri është peng i veprave të veta.‟
Every human being is hostage to their own deeds.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Michael - PT

Postby Osias » 2012-07-06, 13:09

Vixi não sei nada sobre o assunto. Tinha uns colegas africanos, mas pelo que entendi eles foram selecionados pelo país deles, que deve ter resolvido tudo (ou complicado mais, sei lá)
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
BlackZ
Posts:1115
Joined:2010-07-16, 20:53
Real Name:JSR
Gender:male
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Michael - PT

Postby BlackZ » 2012-07-06, 13:36

Michael wrote:EDIT: Eu acabei de fazer um pouco mais de pesquisa, e achei essa página, mas ainda queria suas opiniões sobre isto.

Só funciona se você tiver cidadania de algum país em desenvolvimento. Se você conseguir cidadania mexicana, é capaz que você tenha alguma chance...

Mais informações:

http://portal.mec.gov.br/index.php?Item ... ew=article

Por acaso, eu trabalho na Área de Internacionalização de uma universidade por aqui. Vou ver como eu posso te ajudar... O problema é que existem poucas bolsas para pessoas de países desenvolvidos :?

Vou pesquisar também sobre o Vestibular para estrangeiros. Qualquer coisa eu te respondo nesse thread.

EDIT: Pesquisei um pouco sobre o assunto. No PEC-G, caso você tenha cidadania mexicana, você terá que se inscrever no consulado mexicano para o programa. Cada país tem suas regras, então você terá que ligar para lá para saber. Tem algum consulado mexicano em Chicago?

Caso você só tenha cidadania americana e/ou italiana ou o consulado do México negar seu pedido para inscrição no PEC-G, você terá que prestar um exame chamado "Vestibular". Porem (ao menos no caso da UNESP), este deve ser feito obrigatoriamente dentro do Brasil...

As matérias são as seguintes: Português, Matemática, História Internacional (principalmente as Guerras Mundiais), História do Brasil, Geografia (principalmente do Brasil), Química, Física, Língua Estrangeira (você pode escolher entre inglês e espanhol). A prova da UNESP é feita em duas fases: A primeira é de múltipla escolha. A segunda é discursiva, e você também deve escrever uma redação. Os alunos que tiverem as maiores notas entrarão.

O problema aqui é que você precisaria vir duas vezes ao Brasil... A passagem de avião é cara, não?

O vestibular das faculdades públicas (USP, UNESP, UFRJ, etc) costumam ser muito mais concorridas do que as das faculdades particulares (essas costumam ter apenas uma fase de vestibular, exceto as maiores, como a PUC ou a FGV). Isso porque toda universidade pública é gratuita.

Qualquer dúvida, pode perguntar que eu pesquiso por aqui ;)

EDIT 2: Uma coisa muito importante que esqueci de avisar: No caso do Vestibular, você irá competir contra estudantes brasileiros por uma vaga.
Native: [flag=]pt-br[/flag]
Learning: [flag=]en-us[/flag] [flag=]fr[/flag] [flag=]ja[/flag] [flag=]es[/flag] [flag=]ca[/flag] [flag=]de[/flag]

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Michael - PT

Postby Osias » 2012-07-06, 15:55

BlackZ wrote:EDIT 2: Uma coisa muito importante que esqueci de avisar: No caso do Vestibular, você irá competir contra estudantes brasileiros por uma vaga.

E isso é bom ou ruim?
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
BlackZ
Posts:1115
Joined:2010-07-16, 20:53
Real Name:JSR
Gender:male
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Michael - PT

Postby BlackZ » 2012-07-06, 16:32

osias wrote:
BlackZ wrote:EDIT 2: Uma coisa muito importante que esqueci de avisar: No caso do Vestibular, você irá competir contra estudantes brasileiros por uma vaga.

E isso é bom ou ruim?

Depende. Na prova de português de múltipla escolha, é capaz que ele vá melhor que outros brasileiros, já que tenho certeza que ele conhece bem os elementos de gramática, interpretação de texto e linguística (agradeça ao Unilang :lol: ).

Talvez ele tenha dificuldade com História do Brasil. Mas não acho que isso vá mudar muita coisa, então...

E, claro, a educação no Brasil é... lastimável... Então, se ele vai bem nessas matérias, ele conseguirá se sair bem no vestibular (desde que você não tente algo como Medicina na USP...)

O que vai pegar, mesmo, é ele ter que vir para cá... Pegar um avião para fazer uma prova, voltar, e alguns meses depois pegar outro avião para fazer outra prova... Isso sem falar que ele tem que tirar visto para entrar no Brasil, duas vezes... E se ele não tiver cidadania mexicana, ele vai sofrer com a Lei da Reciprocidade...

EDIT: Os exames do ano passado para admissão na UNESP:
A prova da primeira fase do ano passado da UNESP
Respostas da prova acima
Notas mínimas para ir para a segunda fase.
Prova da segunda fase - tema: Ciências Humanas
Prova da segunda fase - tema: Ciências da Natureza e Matemática
Prova da segunda fase - tema: Linguagens e Códigos

A primeira fase, você faria em um dia. Algum tempo depois, sairá a nota e você procurará saber se conseguiu passar ou não. Aí você vê se você tirou uma nota boa o suficiente para ir para a segunda fase. A nota mínima muda todos os anos, e a que eu coloquei acima é do ano passado.

No caso da segunda fase, independente do curso que você escolher, terá que fazer as três provas. São dois dias seguidos, uma só para Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática, e outro dia para Linguagens e Códigos e uma redação.

Calendário das provas da UNESP - 2012

Claro, eu estou te passando informações sobre a UNESP porque é onde eu estudo e trabalho... Então, estou bem familiarizado com a maneira como as provas funcionam aqui. Mas há muitas outras universidades espalhadas pelo Brasil, tais como a USP (São Paulo - a melhor universidade do Brasil), UNICAMP (Campinas), UFRJ (Rio de Janeiro), etc. Sugiro que busque informações nos sites delas e, por que não, envie e-mails perguntando sobre alunos estrangeiros. De repente, alguma delas permite que você faça o Vestibular em Chicago mesmo... É improvável, mas sei lá...
Native: [flag=]pt-br[/flag]
Learning: [flag=]en-us[/flag] [flag=]fr[/flag] [flag=]ja[/flag] [flag=]es[/flag] [flag=]ca[/flag] [flag=]de[/flag]

User avatar
Michael
Posts:7126
Joined:2009-07-21, 3:07
Real Name:Mike
Gender:male
Location:Oak Park, IL
Country:USUnited States (United States)

Re: Michael - PT

Postby Michael » 2012-07-10, 2:06

Guau, agradeço-lhes muito por todas estas informações úteis, são uma bênção. :D

BlackZ wrote:Pesquisei um pouco sobre o assunto. No PEC-G, caso você tenha cidadania mexicana, você terá que se inscrever no consulado mexicano para o programa. Cada país tem suas regras, então você terá que ligar para lá para saber. Tem algum consulado mexicano em Chicago?
Sim. O Consulado Mexicano fica neste endereço: 300 N. Michigan Ave. :wink:

Caso você só tenha cidadania americana e/ou italiana ou o consulado do México negar seu pedido para inscrição no PEC-G, você terá que prestar um exame chamado "Vestibular". Porem (ao menos no caso da UNESP), este deve ser feito obrigatoriamente dentro do Brasil...
Yeah, tá parecendo que seria melhor inscrever-me no consulado mexicano. E suponho que a cidadania dupla mexicano-americana fosse suficientemente legítima para as autoridades brasileiras, não é? (Mas alguma coisa já me avisa que não será tão simples, hmm…)

E também fiquei sabendo que eu podia tomar o exame CELPE-Bras (o certificado de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros) mesmo aqui nos EUA! Aí, uma passagem de menos para o Brasil. :D (Bom, desde que meu português ficou um pouco enferrujado após todos estes meses sem sinceramente ter estudado-o, terei que recomeçar meus estudos da língua daqui a pouco.)

O problema aqui é que você precisaria vir duas vezes ao Brasil... A passagem de avião é cara, não?
É cara, sim, mas eu tenho dois parentes quem já me disseram de quererem me ajudar com tudo relacionado com a minha educação, mas ainda assim, não consigo deixar de ter muita dúvida… *dedos cruzados*

Sem demais confusão, isto é um tema muito sério e complexo para mim--minhas perguntas neste tópico são apenas o começo--e vai precisar muito mais pensamento da minha parte, mas quando vierem meus parentes acima mencionados para cá de novo, vou assegurar que discutimos esta questão inteiramente. :)
American English (en-us) Neapolitan from Molise (nap) N Italian (it) B2 Spanish (es) Portuguese (pt) French (fr) Greek (el) Albanian (sq) B1 Polish (pl) Romanian (ro) A2 Azerbaijani (az) Turkish (tr) Old English (en_old) A1
„Çdo njeri është peng i veprave të veta.‟
Every human being is hostage to their own deeds.

User avatar
BlackZ
Posts:1115
Joined:2010-07-16, 20:53
Real Name:JSR
Gender:male
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Michael - PT

Postby BlackZ » 2012-07-10, 16:46

Michael wrote:Yeah, tá parecendo que seria melhor inscrever-me no consulado mexicano. E suponho que a cidadania dupla mexicano-americana fosse suficientemente legítima para as autoridades brasileiras, não é? (Mas alguma coisa já me avisa que não será tão simples, hmm…)

Se ela for legítima para as autoridades mexicanas, ela será legítima para as autoridades brasileiras.

Eu acho que o grande problema é se o consulado mexicano vai aceitar a sua inscrição para o PEC-G... Já telefonou lá? Talvez eles te informem se você pode se inscrever ou não. Acredite: Essa será a parte mais difícil... Se você for aprovado pelo consulado mexicano, não acho que o resto seja problema.
Michael wrote:Sem demais confusão, isto é um tema muito sério e complexo para mim--minhas perguntas neste tópico são apenas o começo--e vai precisar muito mais pensamento da minha parte, mas quando vierem meus parentes acima mencionados para cá de novo, vou assegurar que discutimos esta questão inteiramente. :)

Qualquer dúvida, é só perguntar. :wink:

Qual curso você pretende fazer?
Native: [flag=]pt-br[/flag]
Learning: [flag=]en-us[/flag] [flag=]fr[/flag] [flag=]ja[/flag] [flag=]es[/flag] [flag=]ca[/flag] [flag=]de[/flag]


Return to “Portuguese (Português)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 12 guests