PORTUGUÊS - Traveller

Moderator:Luís

traveller
PORTUGUÊS - Traveller

Postby traveller » 2004-07-03, 7:37

Ola a todos,

Eu acabei de ler as regras deste forum e me dei conta que eu deveria criar meu proprio assunto (topic?). Bom, eu fui criado em Los Angeles, CA mas ja morei em varias cidades nos EUA inclusive San Francisco, Chicago, Nova Iorque e Washington D.C. Em Portugal, eu conheco as cidades de Lisboa e Porto (onde eu me arrastei ajoelhado por 30 minutos) (where I crawled on my knees for 30 minutes?) No brasil, eu conheco as cidades do Rio, Sao Paulo, Vitoria, Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Vitoria, Belo Horizonte, Joao Pessoa, Recife, Natal, e Belem. Conforme o meu apelido, eu gosto mesmo de viajar. Infelizmente, estou sem grana no momento e preso em Los Angeles. ;-)

Esse final de semana e um feriado aqui: 4 do Julho tambem conhecido como o dia de independencia. Eu sempre achei esse dia meio chato uma vez que todo mundo faz um churrasco no quintal deles e ficam olhando para o ceu esperando os pirotecnicos (fireworks?) Eu tenho certeza de que um bom pedaco de picanha e talvez um pouco de cachaca pode animar a festa.

Por falar nesse assunto, ha muitas pessoas que acham que os americanos sao super patriotas. Eu acredito que isso seja valido no interior do pais, mas aqui em Los Angeles, eu nao vejo muito tal sentimento. Para falar a verdade, se pode dizer que Los Angeles nao e uma cidade "americana" ja que tem tanta gente do mundo inteiro que moram aqui (assim como Sao Paulo).

Por exemplo, pelo que eu sei, quase 30-40% da cidade sao mexicanos que nao falam o ingles. Em varias partes da cidade, voce vai achar mais bandeiras de Mexico, Guatemala, e ate Corea do Sul do que bandeiras americanas.

Em termos do portugues, faz quase dois anos que estudo a lingua. Eu falava o espanhol mas eu me esqueci de tudo. Eu tento assistir a Globo (que eu recebo pela satelite) e ler algum jornal na internet para melhorar o meu vocabulario e manter-me atualizdo com os eventos do pais. Eu agradeceria as suas sugestos e dicas a respeito.

Obrigado.

User avatar
bender
Posts:996
Joined:2003-10-27, 5:40
Real Name:Ricardo Caputo
Gender:male
Location:São Paulo
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Portugues - Traveller

Postby bender » 2004-07-03, 8:54

traveller wrote:Ola a todos,

Eu acabei de ler as regras deste forum e me dei conta que eu deveria criar meu proprio assunto (topic?) (1). Bom, eu fui criado em Los Angeles, CA mas ja morei em varias cidades nos EUA inclusive San Francisco, Chicago, Nova Iorque e Washington D.C. Em Portugal, eu conheco as cidades de Lisboa e Porto (onde eu me arrastei ajoelhado por 30 minutos) (where I crawled on my knees for 30 minutes?) (2)


Você é religioso?

traveller wrote:No brasil, eu conheco as cidades do Rio, Sao Paulo, Vitoria, Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Vitoria, Belo Horizonte, Joao Pessoa, Recife, Natal, e Belem.


Conhece mais que eu!!!

traveller wrote:Conforme o meu apelido (3), eu gosto mesmo de viajar. Infelizmente, estou sem grana no momento e preso em Los Angeles. ;-)


Eu viajei muito pouco até hoje... Com certeza eu viajaria mais se tivesse mais grana também! ;)

traveller wrote:Esse final de semana e um feriado aqui: 4 do Julho tambem conhecido como o dia de independencia. Eu sempre achei esse dia meio chato uma vez que todo mundo faz um churrasco no quintal deles (4) e ficam (5) olhando para o ceu esperando os pirotecnicos (fireworks?) (6) Eu tenho certeza de que um bom pedaco de picanha e talvez um pouco de cachaca pode animar a festa.


Geralmente, eu também não celebro feriados.

traveller wrote:Por falar nesse assunto, ha muitas pessoas que acham que os americanos sao super patriotas. Eu acredito que isso seja valido no interior do pais, mas aqui em Los Angeles, eu nao vejo muito tal sentimento. Para falar a verdade, se pode dizer que Los Angeles nao e uma cidade "americana" ja que tem tanta gente do mundo inteiro que moram (7) aqui (assim como Sao Paulo).

Por exemplo, pelo que eu sei, quase 30-40% da cidade sao mexicanos que nao falam o ingles. Em varias partes da cidade, voce vai achar mais bandeiras de Mexico, Guatemala, e ate Corea do Sul (8 ) do que bandeiras americanas.

Em termos do portugues, faz quase dois anos que estudo a lingua. Eu falava o espanhol mas eu me esqueci de tudo. Eu tento assistir a Globo (que eu recebo pela satelite (9)) e ler algum jornal na internet para melhorar o meu vocabulario e manter-me (10) atualizdo com os(11) eventos do pais. Eu agradeceria as suas sugestos e dicas a respeito.

Obrigado.


Talvez você já conheça o meu jornal favorito: http://www.folha.uol.com.br/

(1) o pessoal aqui costuma chamar de "thread" (feminino)
(2) isso!
(3) "apelido" está certo, mas quando se trata de um nome usado na internet, costumamos dizer "nick"
(4) você pode omitir a palavra "deles", soa melhor...
(5) fica. Todo mundo ... fica
(6) fogos de artifício
(7) mora. Gente ... mora
(8 ) do México, da Guatemala e até da Coréia do Sul
(9) por satélite / pelo satélite
(10) 'me manter' soa melhor
(11) dos
Please correct me whenever I make a mistake. / Corrigez-moi toujours quand je ne parle pas bien. / Me corrijan siempre cuando hable mal.

Eu Sou Eu
Posts:25
Joined:2004-07-03, 12:52
Gender:female
Location:São Roque, SP
Country:BRBrazil (Brasil)

Re: Portugues - Traveller

Postby Eu Sou Eu » 2004-07-03, 13:22

(1) o pessoal aqui costuma chamar de "thread" (feminino)
(2) isso!
(3) "apelido" está certo, mas quando se trata de um nome usado na internet, costumamos dizer "nick"
(4) você pode omitir a palavra "deles", soa melhor...
(5) fica. Todo mundo ... fica
(6) fogos de artifício
(7) mora. Gente ... mora
(8 ) do México, da Guatemala e até da Coréia do Sul
(9) por satélite / pelo satélite
(10) 'me manter' soa melhor
(11) dos


(1)Ainda assim, a tradução de "topic" é "tópico", e não "assunto"
(5)Embora não esteja totalmente errado. Existe uma figura de linguagem (a silepse) que permite que uma palavra concorde com o significado da frase, e não com a gramática.
(7)Idem à 5.
(8)Mas a outra forma também estaria certa, e é a mais usada em Portugal.
There's more to see,
Than can ever be seen;
There's more to do,
Than can ever be done;

User avatar
Luís
Forum Administrator
Posts:7874
Joined:2002-07-12, 22:44
Location:Lisboa
Country:PTPortugal (Portugal)

Postby Luís » 2004-07-03, 15:13

Traveller wrote:Em Portugal, eu conheco as cidades de Lisboa e Porto (onde eu me arrastei ajoelhado por 30 minutos)


:shock: :?:

Eu_sou_Eu wrote:(8)Mas a outra forma também estaria certa, e é a mais usada em Portugal.


:?: "de Mexico, Guatemala, e ate Corea do Sul"? ... Com certeza que não!
Quot linguas calles, tot homines vales

Eu Sou Eu
Posts:25
Joined:2004-07-03, 12:52
Gender:female
Location:São Roque, SP
Country:BRBrazil (Brasil)

Postby Eu Sou Eu » 2004-07-03, 16:07

Não? Então meu português de Portugal deve ser BEM antigo :oops: :oops:
Vocês ainda usam "cacete" para aquilo que nós chamamos de "pão"?
There's more to see,

Than can ever be seen;

There's more to do,

Than can ever be done;

traveller

Postby traveller » 2004-07-04, 17:35

Ultimamente eu tenho lido bastante material sobre as diferencas entre as varias regioes do Brasil em termos de cultura e atitudes do povo. Eu gostaria de perguntar voces o seguinte:

Quais cidades brasileiras voces ja conhecem e quais sao suas impresoes sobre o povo de cada uma? Eu me dou conta que isso e um exercicio em generalizacao e nao quero ofender alguem por usar estereotipos...mas pelo que li, me parece que essas sao algumas das imagens comuns que existem entre brasileiros. Sinta-se a vontade de adicionar suas opinioes e observacoes.

Cariocas: povo amigavel, simpatico, aberto; alias, houve uma pesquisa que colocou o Rio como a cidade mais hospitaleira do mundo

Mineiros/Gauchos: doce interior, duro exterior (soft on the inside, hard on the outside)? povo trabalhador, meio desconfiado e reservado, conservador e fiel

Eu Sou Eu
Posts:25
Joined:2004-07-03, 12:52
Gender:female
Location:São Roque, SP
Country:BRBrazil (Brasil)

Postby Eu Sou Eu » 2004-07-04, 21:29

traveller wrote:Ultimamente eu tenho lido bastante material sobre as diferencas entre as varias regioes do Brasil em termos de cultura e atitudes do povo. Eu gostaria de perguntar voces o seguinte:

Quais cidades brasileiras voces ja conhecem e quais sao suas impresoes sobre o povo de cada uma?

Só a minha, e eu odeio a maior parte da população daqui (mas eu também odeia a maior parte da população mundial, então não há nada de especial)

Cariocas: povo amigavel, simpatico, aberto; alias, houve uma pesquisa que colocou o Rio como a cidade mais hospitaleira do mundo

E uma pesquisa também a colocou como a cidade mais obesa do Brasil.

Mineiros/Gauchos: doce interior, duro exterior (soft on the inside, hard on the outside)? povo trabalhador, meio desconfiado e reservado, conservador e fiel

E gauchos são freqüentes em piadas sobre homossexuais (infelizmente devem haver mais deles na minha cidade do que lá :cry: :cry: )
There's more to see,

Than can ever be seen;

There's more to do,

Than can ever be done;

traveller

Postby traveller » 2004-07-04, 21:55

Por que tem tantos gauchos que moram em Sao Paulo? Eu pensei que Porto Alegre fosse uma cidade muito desenvolvida com mais oportunidades economicas do que outras partes do pais.

Tem alguma verdade (grain of truth?) atras dessas piadas?

User avatar
bender
Posts:996
Joined:2003-10-27, 5:40
Real Name:Ricardo Caputo
Gender:male
Location:São Paulo
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Postby bender » 2004-07-04, 22:44

Eu_Sou_Eu wrote:E gauchos são freqüentes em piadas sobre homossexuais (infelizmente devem haver mais deles na minha cidade do que lá :cry: :cry: )


Prejudice against gays at Unilang?? How come???
Please correct me whenever I make a mistake. / Corrigez-moi toujours quand je ne parle pas bien. / Me corrijan siempre cuando hable mal.

User avatar
bender
Posts:996
Joined:2003-10-27, 5:40
Real Name:Ricardo Caputo
Gender:male
Location:São Paulo
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Postby bender » 2004-07-04, 23:00

traveller wrote:Por que tem tantos gauchos que moram em Sao Paulo? Eu pensei que Porto Alegre fosse uma cidade muito desenvolvida com mais oportunidades economicas do que outras partes do pais.


Porque em São Paulo tem gente do Brasil inteiro... Só para te dar um contra-exemplo, meu irmão, paulistano, recentemente se mudou pra Porto Alegre.

traveller wrote:Tem alguma verdade (grain of truth?) atras dessas piadas?


I'm afraid not... But, would you mind, anyway?
Please correct me whenever I make a mistake. / Corrigez-moi toujours quand je ne parle pas bien. / Me corrijan siempre cuando hable mal.

User avatar
bender
Posts:996
Joined:2003-10-27, 5:40
Real Name:Ricardo Caputo
Gender:male
Location:São Paulo
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Postby bender » 2004-07-04, 23:51

traveller wrote:Eu gosto de todo tipo de filmes. Mas eu estou cansado de assistir a porcaria (garbage?) que a Hollywod normalmente produz. Eu lamento dizer que os maiores studios de Hollywood tem medo de apoiar e produzir filmes com inteligencia e engenho (wit?). Eles sempre (cater to the lowest denominator?*) e talvez saibam que o americano tipico nao valoriza filmes com um pouco de sofisticacao e sutileza (sophistication & sublety?). Nesse aspecto, eu prefiro o gosto dos franceses.

Mas no geral, eu adoro ir ao cinema e assisto pelo menos um filme por semana se eu puder.


Comigo acontece exatamente o mesmo... a minha última grade decepção foi o Matrix Revolutions. O primeiro da trilogia eu até considerei um filme bom, pelas questões levantadas, mas é engraçado que quanto mais dinheiro se gasta, mais se consegue estragar uma boa idéia...

Nos EUA existe muita porcaria, mas como é um país onde se acha de tudo, tem muita coisa boa também! (Por exemplo, David Lynch! ;) )

* nivelam por baixo (?)
Please correct me whenever I make a mistake. / Corrigez-moi toujours quand je ne parle pas bien. / Me corrijan siempre cuando hable mal.

traveller

Postby traveller » 2004-07-05, 0:09

Aquele filme por David Lynch, "Mulholland Drive" (uma rua pela qual eu passo todos os dias por sinal)...vale a pena assistir?

Eu pessoalmente tenho nada contra gays, ate porque eu morei em San Francisco e tinha varios amigos que eram (33% da cidade de San Francisco sao gays).

traveller

Postby traveller » 2004-07-05, 0:14

bender wrote:
traveller wrote:Por que tem tantos gauchos que moram em Sao Paulo? Eu pensei que Porto Alegre fosse uma cidade muito desenvolvida com mais oportunidades economicas do que outras partes do pais.


Porque em São Paulo tem gente do Brasil inteiro... Só para te dar um contra-exemplo, meu irmão, paulistano, recentemente se mudou pra Porto Alegre.

traveller wrote:Tem alguma verdade (grain of truth?) atras dessas piadas?


I'm afraid not... But, would you mind, anyway?


Seu irmao esta gostando de la? Ele acha que os gauchos sao meio desconfiados e fechados, ou no geral hospitaleiros?

Eu gostei muito de Porto Alegre, mas so fiquei 2 dias e nao tive tempo para conhece-la.

User avatar
bender
Posts:996
Joined:2003-10-27, 5:40
Real Name:Ricardo Caputo
Gender:male
Location:São Paulo
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Postby bender » 2004-07-05, 0:16

traveller wrote:Aquele filme por* David Lynch, "Mulholland Drive" (uma rua pela qual eu passo todos os dias por sinal)...vale a pena assistir?


Claro que vale!!! Vale, sim! Mas já te digo que é muito provável que você não entenda logo na primeira vez (não estou te subestimando... o filme é realmente bem confuso!).

Esse filme me instigou tanto que eu fui procurar alguma luz na internet... E achei uma explicação bem convincente... Depois te mando o link, se você se interessar...

Em português, traduziram para "A Cidade dos Sonhos" (aliás, para mim é uma tradução perfeita).

* filme do David Lynch
Please correct me whenever I make a mistake. / Corrigez-moi toujours quand je ne parle pas bien. / Me corrijan siempre cuando hable mal.

traveller

Postby traveller » 2004-07-05, 0:24

Legal, ja que amanha e feriado, acho que vou alugar o dvd de Blockbuster e assisti-lo. Eu sei que recebeu uma boa critica mas um amigo meu me disse que e meio "estranho." Mas pelo que eu vi da capa, a trama envolve duas gurias bem bonitas e muuuuito sexo ;-) Deve ser legal.

A cena mas "hot" que eu ja vi em toda minha vida foi aquele filme com Antonio Banderas que comeca com duas gurias fazendo amor num banheiro. Nossa, show de bola!

User avatar
bender
Posts:996
Joined:2003-10-27, 5:40
Real Name:Ricardo Caputo
Gender:male
Location:São Paulo
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Postby bender » 2004-07-05, 0:26

traveller wrote:Seu irmao esta gostando de la? Ele acha que os gauchos sao meio desconfiados e fechados, ou no geral hospitaleiros?


Parce que ele tá gostando muito de lá, sim! Talvez seja apenas um preconceito meu, mas acho que os gaúchos devem ser sim um pouco mais fechados... Parece existir uma relação entre o clima de um lugar e o humor das pessoas: quanto mais frio o lugar, mais frias são as pessoas! ;)

Mas eu posso estar enganado, nunca estive lá... E de qualquer modo, lá também não é tão frio assim! ;)

O povo mais alegre e hospitaleiro que eu conheço é o do Rio de Janeiro. No verão de 2001, fui lá fazer um curso no IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e fiquei uns dois meses. Eu me lembro uma vez que eu estava no ônibus e querendo saber como ir direto do IMPA para a rodoviária. Pedi ajuda pro cobrador (que lá eles chamam de trocador) e, de repente, o ônibus inteiro (motorista, cobrador e passageiros) estava tentando me ajudar. Isso dificilmente aconteceria em São Paulo...
Please correct me whenever I make a mistake. / Corrigez-moi toujours quand je ne parle pas bien. / Me corrijan siempre cuando hable mal.

Eu Sou Eu
Posts:25
Joined:2004-07-03, 12:52
Gender:female
Location:São Roque, SP
Country:BRBrazil (Brasil)

Postby Eu Sou Eu » 2004-07-06, 18:43

bender wrote:Parece existir uma relação entre o clima de um lugar e o humor das pessoas: quanto mais frio o lugar, mais frias são as pessoas! ;)

Mas eu posso estar enganado, nunca estive lá... E de qualquer modo, lá também não é tão frio assim! ;)

Bom, aqui é bem frio (para os padrões do resto do Brasil), e as pessoas não parecem ser mais frias...
There's more to see,

Than can ever be seen;

There's more to do,

Than can ever be done;

User avatar
E}{pugnator
Posts:2082
Joined:2002-06-24, 17:27
Real Name:Expug
Gender:male
Location:Vitoria da Conquista (living in Belo Horizonte)
Country:BRBrazil (Brasil)

Postby E}{pugnator » 2004-07-06, 19:21

bender wrote:Pedi ajuda pro cobrador (que lá eles chamam de trocador) e, de repente, o ônibus inteiro (motorista, cobrador e passageiros) estava tentando me ajudar. Isso dificilmente aconteceria em São Paulo...

Isso acontece no Rio, em Minas, na Bahia, no restante do Nordeste...acho que o problema é São Paulo :lol: :D :shock: :P 8) [/quote]
Learning Georgian, Mandarin Chinese, Russian and Papiamentu from scratch. Trying to brush up my Norwegian up to an advanced level.

User avatar
bender
Posts:996
Joined:2003-10-27, 5:40
Real Name:Ricardo Caputo
Gender:male
Location:São Paulo
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Postby bender » 2004-07-07, 23:48

E}{pugnator wrote:
bender wrote:Pedi ajuda pro cobrador (que lá eles chamam de trocador) e, de repente, o ônibus inteiro (motorista, cobrador e passageiros) estava tentando me ajudar. Isso dificilmente aconteceria em São Paulo...

Isso acontece no Rio, em Minas, na Bahia, no restante do Nordeste...acho que o problema é São Paulo :lol: :D :shock: :P 8)


Acho que não mencionei a palavra problema...
Please correct me whenever I make a mistake. / Corrigez-moi toujours quand je ne parle pas bien. / Me corrijan siempre cuando hable mal.


Return to “Portuguese (Português)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 9 guests