O jogo de escrever uma historia juntos

Moderator:Luís

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:
Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-30, 1:47

Ciarán12 wrote:Paulo e as Alienígenas II: A Batalha Final

Vinte longos anos já haviam se passado deste o dia doaniversário delequando foi raptado pelos Ziriquiquêiros, e Paulo estava cansado de sua vida. Enquanto ele olhava pela janela da frente de sua nave espacial, pensou no momento que o almirante, morrendo do defluxo espacial, lhe deu a responsabilidade do comando da frota. Ele disse "...

"Da vida dele" não está errado na língua coloquial mas não se encaixa no registro de uma narrativa como essa.

O que é "defluxo espacial"?

(vou continuar a história depois da resposta)
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

Ciarán12

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Ciarán12 » 2018-03-30, 8:17

Osias wrote:
Ciarán12 wrote:Paulo e as Alienígenas II: A Batalha Final

Vinte longos anos já haviam se passado deste o dia doaniversário delequando foi raptado pelos Ziriquiquêiros, e Paulo estava cansado de sua vida. Enquanto ele olhava pela janela da frente de sua nave espacial, pensou no momento que o almirante, morrendo do defluxo espacial, lhe deu a responsabilidade do comando da frota. Ele disse "...

"Da vida dele" não está errado na língua coloquial mas não se encaixa no registro de uma narrativa como essa.


Obrigado! Então devo usar "haver" em lugar de "ter" como verbo auxiliar para soar mais literário, não é? E o mesmo para "sua/seu X" em lugar de "o/a X dela/dela".
Com respeito ao uso do pretérito perfeito x imperfeito, é sempre difícil saber qual escolher! Tenho certeza que isso ainda é umas das coisas que me faz soar estranho em português... :/

Osias wrote:O que é "defluxo espacial"?

(vou continuar a história depois da resposta)


Hehe, estou lendo "Xógum" de James Clavell em português agora, está cheio de termos antigos e estranhos que vêm do século XVII, inclusive "defluxo" (que, se bem me lembro, foi "flux" em inglês), que é um tipo de doença antiga que não existe mais (ou que tem um nome mais científico hoje em dia). É algo como gripe, acho.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-30, 12:19

Ciarán12 wrote:
Osias wrote:
Ciarán12 wrote:Paulo e as Alienígenas II: A Batalha Final

Vinte longos anos já haviam se passado deste o dia doaniversário delequando foi raptado pelos Ziriquiquêiros, e Paulo estava cansado de sua vida. Enquanto ele olhava pela janela da frente de sua nave espacial, pensou no momento que o almirante, morrendo do defluxo espacial, lhe deu a responsabilidade do comando da frota. Ele disse "...

"Da vida dele" não está errado na língua coloquial mas não se encaixa no registro de uma narrativa como essa.


Obrigado! Então devo usar "haver" em lugar de "ter" como verbo auxiliar para soar mais literário, não é?
Não tenho certeza se a regra é 'haver' de modo geral, mas intuitivamente sugeri uma expressão mais usual (neste registro).

E o mesmo para "sua/seu X" em lugar de "o/a X dela/dela".


Isso sim, ao menos para a voz do narrador. Personagens falando é outra conversa.

Com respeito ao uso do pretérito perfeito x imperfeito, é sempre difícil saber qual escolher!

O pretérito imperfeito indica continuidade, não um ponto único no tempo. Você usou 'enquanto': "enquanto ele fazia¹ X, ele fez² Y". 1 é imperfeito e 2 é perfeito, porque foi uma coisa que ele fez uma vez só.
É claro que essa coisa que ele fez, no seu caso, foi 'pensar', também poderia ter usado o imperfeito, porque pensar leva tempo... "enquanto olhava, ele pensava...".

Hehe, estou lendo "Xógum" de James Clavell em português agora, está cheio de termos antigos e estranhos que vêm do século XVII, inclusive "defluxo" (que, se bem me lembro, foi "flux" em inglês), que é um tipo de doença antiga que não existe mais (ou que tem um nome mais científico hoje em dia). É algo como gripe, acho.
AAA, eu queria ter lido esse livro 20 anos atrás quando tinha numa biblioteca próxima e eu tinha tempo... mas achei que seria chato, e tinha tantos outros pra ler...
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-30, 12:23

pensou no momento que o almirante, morrendo do defluxo espacial, lhe deu a responsabilidade do comando da frota. Ele disse ...


- Eu vou morrer dessa porcaria desse refluxo espacial, essa doença maldita que a ciência não curou ainda porque estava ocupada demais desenvolvendo a viagem interestelar, e quando isso acontecer, quero que você assuma meu posto como almirante.

- Mas senhor, eu...
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

Ciarán12

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Ciarán12 » 2018-03-30, 13:49

Osias wrote:O pretérito imperfeito indica continuidade, não um ponto único no tempo. Você usou 'enquanto': "enquanto ele fazia¹ X, ele fez² Y". 1 é imperfeito e 2 é perfeito, porque foi uma coisa que ele fez uma vez só.
É claro que essa coisa que ele fez, no seu caso, foi 'pensar', também poderia ter usado o imperfeito, porque pensar leva tempo... "enquanto olhava, ele pensava...".


Para mim ainda é difícil decidir qual usar em certos casos, mesmo sabendo aquela regra, já que em inglês se usam diferentemente aqueles tempos verbais. E como você já disse, têm certas situações nas quais pode escolher qualquer um, mas eu vou tentar lembrar usar o pretérito imperfeito após 'enquanto', pelo menos, daqui para frente. Obrigado!

Osias wrote:AAA, eu queria ter lido esse livro 20 anos atrás quando tinha numa biblioteca próxima e eu tinha tempo... mas achei que seria chato, e tinha tantos outros pra ler…


Eu já li várias vezes em inglês (mesmo sendo um livro bem longo!), mas já faz um tempão que eu não leio. É um dos meus favoritos, tenho de dizer. Eu procurei uma cópia legítima mas não achei (está esgotado em todos as lojas online), então eu baixei uma cópia de PDF. Preferia ler de cópia impressa, mas...

Osias wrote:
- Eu vou morrer dessa porcaria desse refluxo espacial, essa doença maldita que a ciência não curou ainda porque estava ocupada demais desenvolvendo a viagem interestelar, e quando isso acontecer, quero que você assuma meu posto como almirante.

- Mas senhor, eu...


...não consigo liderar a armada, você sabe que os Zarcazecos têm sequestrado a minha famíla no planeta Zarcão, aonde a nossa frota está dirigida para montar um ataque para dar o golpe final às forças do Império Escuro! Eu te imploro...

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-30, 13:54

Ciarán12 wrote:...não consigo liderar a armada, você sabe que os Zarcazecos têm sequestrado a minha família no planeta Zarcão, aonde a nossa frota está se dirigindo para montar um ataque para dar o golpe final às forças do Império Escuro! Eu te imploro...

Se Zarcazecos tem sequestrado a sua família, isso é uma ação contínua: por exemplo cada dia eles sequestram um membro.

Se eles sequestraram todas as pessoas de uma vez, use "sequestraram minha família".
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

vijayjohn
Language Forum Moderator
Posts:27056
Joined:2013-01-10, 8:49
Real Name:Vijay John
Gender:male
Location:Austin, Texas, USA
Country:USUnited States (United States)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby vijayjohn » 2019-02-03, 23:04

Osias wrote:
Ciarán12 wrote:...não consigo liderar a armada, você sabe que os Zarcazecos têm sequestrado a minha família no planeta Zarcão, aonde a nossa frota está se dirigindo para montar um ataque para dar o golpe final às forças do Império Escuro! Eu te imploro...

Se Zarcazecos tem sequestrado a sua família, isso é uma ação contínua: por exemplo cada dia eles sequestram um membro.

Se eles sequestraram todas as pessoas de uma vez, use "sequestraram minha família".

...encontrar outro candidato ao cargo de almirante.

- Então não há outra opção senão...


Return to “Portuguese (Português)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 13 guests