O jogo de escrever uma historia juntos

Moderator:Luís

User avatar
aaakknu
Language Forum Moderator
Posts:1389
Joined:2015-05-10, 12:24
Real Name:Ira
Gender:female
Country:UAUkraine (Україна)
O jogo de escrever uma historia juntos

Postby aaakknu » 2018-03-03, 23:49

Eu escrevo uma frase sem fim e a seguinte pessoa continua y escreve outra frase sem fim.

Eu começo:
Era o seu aniversário, mas Paulo estava triste, porque ...
Здайся на Господа у твоїх справах, і задуми твої здійсняться. (Приповідки 16, 3)
TAC 2019

Ciarán12

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Ciarán12 » 2018-03-04, 0:00

Irusia wrote:Eu escrevo uma frase sem fim e a seguinte pessoa continua y escreve outra frase sem fim.

Eu começo:
Era o seu aniversário, mas Paulo estava triste, porque ...

...a sua esposa tinha largado ele, mas ele pude aguentar até isso porque...

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-04, 0:23

Irusia wrote:Eu escrevo uma frase sem fim e a seguinte pessoa continua e escreve outra frase sem fim.

Eu começo:
Era o seu aniversário, mas Paulo estava triste, porque ...


Ciarán12 wrote:...a sua esposa o tinha largado ele, mas ele pôde aguentar até isso porque...


"Largado ele" é super comum na língua falada mas estranho na literária. A menos que seja a fala de um personagem, e depende do personagem.

A palavra "largado" também, eu daria preferência a "abandonado" num registro literário.

Não entendi o seu "até" sem uma referência prévia a outra coisa que ele suportou. No inglês seria a palavra "even" como em "he could stand even that".
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

Ciarán12

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Ciarán12 » 2018-03-04, 1:18

Osias wrote:
...a sua esposa o tinha largado ele, mas ele pôde aguentar até isso porque...


"Largado ele" é super comum na língua falada mas estranho na literária. A menos que seja a fala de um personagem, e depende do personagem.


Desculpa, a maioria do meu português vem de conversação, então eu talvez escrevo num jeito pouco literário. Obrigado por avisar!

Osias wrote:A palavra "largado" também, eu daria preferência a "abandonado" num registro literário.

Não entendi o seu "até" sem uma referência prévia a outra coisa que ele suportou. No inglês seria a palavra "even" como em "he could stand even that".


Mas é exatamente isso que eu quis dizer - em inglês eu diria "but he could even stand that because..." porque o "even" aqui dá ênfase no fato de que isso (o abandonamento da esposa) normalmente seria insuportável, mas ele pode aguentar até isso... faz sentido?

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-04, 1:53

Ciarán12 wrote:Desculpa, a maioria do meu português vem de conversação, então eu talvez escreva num jeito pouco literário. Obrigado por avisar!

Osias wrote:Não entendi o seu "até" sem uma referência prévia a outra coisa que ele suportou. No inglês seria a palavra "even" como em "he could stand even that".


Mas é exatamente isso que eu quis dizer - em inglês eu diria "but he could even stand that because..." porque o "even" aqui dá ênfase no fato de que isso (o abandono da esposa) normalmente seria insuportável, mas ele pode aguentar até isso... faz sentido?

Hã... Não acho que fez sentido nem em inglês... :hmm:

Eu mudaria para
Ciarán12 wrote:...a sua esposa o tinha abandoado, mas ele estava aguentando isso relativamente bem porque...


E aí eu continuo o jogo:

...tinha se descoberto homossexual recentemente e estava finalmente aliviado de assumir para si mesmo sua sexualidade. Em alguns minutos, sua mãe chegaria...
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
Antea
Posts:3954
Joined:2015-08-23, 10:53
Real Name:c
Gender:female

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Antea » 2018-03-04, 8:57

...e o ameaçaria com excomunhão, mas...

Ciarán12

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Ciarán12 » 2018-03-04, 12:50

...isso em si mesmo não lhe deu medo, porque ele já tinha perdido a sua crença em Deus. Ele apanhou o molho de chaves do chão e...

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-04, 14:06

... percebeu que a chave do carro não estava lá. A adrenalina subiu.
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
france-eesti
Language Forum Moderator
Posts:4236
Joined:2016-01-02, 19:41
Gender:female
Location:France
Country:FRFrance (France)

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby france-eesti » 2018-03-05, 13:44

Tinha a certeza de que ontem deixou as chaves do carro com as chaves da casa e do barraco azul. Só tinha uma possibilidade. Alguém...
(fr) Native - (en) Fluentish - (pt) Fluentish when I was younger - (hu) Can sustain a conversation with a patient and kind magyar or order some beer and lecsó in Budapest - (it) On Duolingo ma posso ordinare uno Spritz ed antipasti in un ristorante :blush:

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-05, 14:32

france-eesti wrote:Tinha a certeza de que ontem tinha deixado as chaves do carro com as chaves da casa e do barraco azul. Só tinha uma possibilidade. Alguém...
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

Ciarán12

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Ciarán12 » 2018-03-05, 18:48

...tinha pegado a chave. Ele teve certeza que todas as chaves estavam juntas no mesmo chaveiro, o ladrão teria de ter tirado aquela chave especificamente. De repente, ele ouviu o barulho de alguém mexendo com a maçaneta da porta e o som metálico de uma chave esbarrando na fechadura e....

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-05, 22:50

Ciarán12 wrote:...tinha pegado a chave. Ele tinha certeza que todas as chaves estavam juntas no mesmo chaveiro, o ladrão teria de ter tirado aquela chave especificamente. De repente, ele ouviu o barulho de alguém mexendo com a maçaneta da porta e o som metálico de uma chave esbarrando na fechadura e....
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
france-eesti
Language Forum Moderator
Posts:4236
Joined:2016-01-02, 19:41
Gender:female
Location:France
Country:FRFrance (France)

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby france-eesti » 2018-03-06, 8:28

não fazia a mínima ideia do que podia fazer. Pegar nessa arma fijiana, que recebeu da sua irmã quando viajou pelas islas Fiji? Encontrar o telefono? Saír pela porta do jardim? O seu cérebro recusava funcionar normalmente. Então decidiu...
(fr) Native - (en) Fluentish - (pt) Fluentish when I was younger - (hu) Can sustain a conversation with a patient and kind magyar or order some beer and lecsó in Budapest - (it) On Duolingo ma posso ordinare uno Spritz ed antipasti in un ristorante :blush:

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-06, 11:40

france-eesti wrote:não fazia a mínima ideia do que podia fazer. Pegar aquela arma fijiana, que recebeu da sua irmã quando viajou pelas islas Fiji? Encontrar o telefone? Sair pela porta do jardim? O seu cérebro se recusava a funcionar normalmente. Então decidiu...

Pegar "nessa" arma => pegar na arma significa 'tocar', 'touch'. Acho que você queria 'alcançar', 'reach', ou 'take'. Então seria 'essa' arma. Mas, além disso, se usa a terceira pessoa, 'aquela' ao invés da segunda, 'essa'.
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

Ciarán12

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Ciarán12 » 2018-03-06, 22:26

...sair pela porta do jardim. Ele correu até o portão no fundo do jardim quando ouviu um grito horripilante provindo da casa. A mão dele, apertando o portão, tremeu enquanto ele pensou no que ele deveria fazer. Então...

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-06, 23:14

Ciarán12 wrote:...sair pela porta do jardim. Ele correu até o portão no fundo do jardim quando ouviu um grito horripilante vindo da casa. A mão dele, apertando o portão, tremeu enquanto ele pensou no que ele deveria fazer. Então...

"Provindo" não é usual nessas condições... E esse segundo 'ele' pode ser retirado.
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
france-eesti
Language Forum Moderator
Posts:4236
Joined:2016-01-02, 19:41
Gender:female
Location:France
Country:FRFrance (France)

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby france-eesti » 2018-03-09, 16:33

... soltou o telemovel do bolso, e compôs o número da policia. Mas não puxe o botão do "chamar", porque de repente pareceu-lhe estúpido. Chamar para que? Talvez só seja uma vizinha gritando porque viu uma aranha? Talvez só seja aquele tipo de grito, que precede um grande riso? O seu polegar ficou acima do botão...
(fr) Native - (en) Fluentish - (pt) Fluentish when I was younger - (hu) Can sustain a conversation with a patient and kind magyar or order some beer and lecsó in Budapest - (it) On Duolingo ma posso ordinare uno Spritz ed antipasti in un ristorante :blush:

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-09, 16:39

france-eesti wrote:... soltou o telemóvel do bolso, e compôs o número da policia. Mas não pressionou o botão do "chamar", porque de repente pareceu-lhe estúpido. Chamar para que? Talvez só seja uma vizinha gritando porque viu uma aranha? Talvez só seja aquele tipo de grito, que precede um grande riso? O seu polegar ficou acima do botão...


... até que de repente baixou um disco voador.

De dentro do disco saiu um ser de luz bastante luminoso que dizia com voz amplificada:

- Saudações, terráqueo! Eu vim do planeta Ziriquiqui para comemorar convosco o vosso aniversário, oh, ser da Terra.

Paulo lhe respondeu:

- Caramba, já tinha até esquecido de que...
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Osias » 2018-03-20, 20:44

...era meu aniversário. O ET entrou e eles festejaram.


FIM
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

Ciarán12

Re: O jogo de escrever uma historia juntos

Postby Ciarán12 » 2018-03-29, 23:59

Paulo e as Alienígenas II: A Batalha Final

Vinte longos anos já tinha passado deste o dia do aniversário dele quando foi raptado pelos Ziriquiquêiros, e Paulo estava cansado da vida dele. Enquanto ele olheu pela janela da frente do seu nave espacial, pensou no momento que o almirante, morrendo do defluxo espacial, lhe deu a responsabilidade do comando da frota. Ele disse "...


Return to “Portuguese (Português)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 10 guests