Conversa em português

Moderator:Luís

User avatar
Prowler
Posts:1961
Joined:2013-07-19, 5:09
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)
Re: Conversa em português

Postby Prowler » 2015-09-17, 16:52

IpseDixit wrote:É verdade, não me interesso por futebol, enquanto o outro fórum, é de arquitectura, não? De toda maneira obrigado!

Além disso, o quê quer dizer "até nem"?

Osias wrote:
IpseDixit wrote:Estão no ano 3000 ou algo assim, com máquinas super-tecnológicas então que sabe você do que podem fazer? :hmpf:


Mas aí o filme é uma fantasia sem relação com a tecnologia de computadores que a gente conhece hoje, e isso é o que me decepcionou.


lalalalalalala não estou a ouvir-te.

Sim, é um fórum de arquitectura e urbanismo. E a tal poll e tópico sobre as legislativas encotnra-se numdos forums off-topic do Fórum Português, que penso que só os membros do Skyscrapercity é que têm acesso, mas sem certezas.

"Até nem?" Bem, neste caso: "Porque até nem precisavam muito de se esforçar para ganhar estas eleições" eu traduziria a frase para inglês como "They would not even need to make much of an effort to win the upcoming elections".

IpseDixit

Re: Conversa em português

Postby IpseDixit » 2015-09-17, 17:12

Ah ok.

---

O que me surpreende* do Portugal é que a competição ainda está entre os dois grandes partidos tradicinais e que não emergiram novos partidos mais radicais (e não estou a usar esse adjetivo duma maneira pejorativa) que tenham a força e a grandeza em termos de votos para desafiar o paradigma dos dois grandes partidos tradicionais, seja esse partido de esquerda como Podemos em Espanha e SYRIZA em Grécia seja de direita como o FN em França ou "nem de esquerda nem de direita" como o M5S na Itália.

*Em pt-pt teria de dizer "o que surpreende-me"?

User avatar
Prowler
Posts:1961
Joined:2013-07-19, 5:09
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Conversa em português

Postby Prowler » 2015-09-17, 17:29

IpseDixit wrote:Ah ok.

---

O que me surpreende do Portugal é que a competição ainda é entre os dois grandes partidos "tradicinais" e que não emergiram novos partidos mais "radicais" (e não estou a usar esse adjetivo duma maneira pejorativa) que tenham a força e a grandeza em termos de votos para desafiar o paradigma dos dois grandes partidos tradicionais, seja esse partido de esquerda como Podemos en Espanha e SYRIZA em Grecia seja de direita como o FN en França ou "nem de esquerda nem de direita" como o M5S na Itália.

Pois, para isso acontecer aqui teria que um peso pesado ou outro de um dos dois maiores partidos juntar-se a outro ou fundar um partido próprio. Contudo, o CDS, apesar de partido relativamente pequeno, já conseguiu várias fazes formar governo com o PSD e até mesmo já com o PS.

Agora os restantes partidos pequenos? O PCP é um partido comunista antiguado. Se bem que ainda mantém algum eleitorado jovem apesar de ser um partido retrógado. Muito jovem comunsita preferiu olhar para o BE na década anterior, mas a verdade é que o partido tem estado algo adormecido nos últimos anos. E também nucna tve muitos votos fora das zonas metropoltanas de Lisboa e Porto.

Basicamente, o perfil "típico" de quem vota em cada partido é isto:

PS: Pessoas de classe média e até mesmo de classe média alta menos cosnervadores em termos sociais.
PSD: Pessoas de classe média e média alta mais conseevadoras em termos sociais.
CDS: Eleitorado geralmente abastado e bastante conservador. Acho que nunca conheci um apoiante do CDS que não fosse um Católico devoto.
PCP: Comunistas conservadores que acreditam no Marxismo-Leninismo. basicamente Comunistas já com uma certa idade, apesar de também haver muito jovem que vota no partido.
BE: Comunistas mais modernos e mais jovens. Também é o partido que fala mais em questões como o abort, o feminismo, o racismo, etc. Muito jovem vota no BE por rebeldia ou porque gosta de fumar erva.

IpseDixit

Re: Conversa em português

Postby IpseDixit » 2015-09-17, 17:30

Não fiz nenhum erro?

User avatar
Prowler
Posts:1961
Joined:2013-07-19, 5:09
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Conversa em português

Postby Prowler » 2015-09-17, 17:32

IpseDixit wrote:Não fiz nenhum erro?

Que eu tenha reparado não.

E neste caso, é perfeitamente aceitável dizer "O que me surpreende" Se não tivesses escrito "o que" antes do verbo aí é que terias de dizer "Surpreende-me".

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Conversa em português

Postby Osias » 2015-09-17, 17:52

Prowler tá errando mais que você hoje, Ipsi. :D

Mas são erros de digitação de trocar ordem de letra então deixa pra lá.
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
Prowler
Posts:1961
Joined:2013-07-19, 5:09
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Conversa em português

Postby Prowler » 2015-09-17, 17:53

Osias wrote:Prowler tá errando mais que você hoje, Ipsi. :D

Mas são erros de digitação de trocar ordem de letra então deixa pra lá.

O meu spellchecker só funciona para a língua inglesa, por isso muitas vezes não noto os erros que cometo em PT.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Conversa em português

Postby Osias » 2015-09-17, 17:59

Eu fico trocando de idioma no corretor ortográfico do google chrome o tempo todo.
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
Prowler
Posts:1961
Joined:2013-07-19, 5:09
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Conversa em português

Postby Prowler » 2015-09-17, 18:08

Osias wrote:Eu fico trocando de idioma no corretor ortográfico do google chrome o tempo todo.

Já nem me lembrava como se fazia isso. E afinal é tão simples. Que falha a minha! :oops:

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Conversa em português

Postby Osias » 2015-09-17, 18:22

Achei que você tava num celular só com inglês instalado... :lol:
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

User avatar
Prowler
Posts:1961
Joined:2013-07-19, 5:09
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Conversa em português

Postby Prowler » 2015-09-17, 18:27

Osias wrote:Achei que você tava num celular só com inglês instalado... :lol:

Nah. Odeio escrever no telemóvel. Só o uso para enviar mensagens curtas.

User avatar
Luís
Forum Administrator
Posts:7874
Joined:2002-07-12, 22:44
Location:Lisboa
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Conversa em português

Postby Luís » 2015-09-17, 19:56

O primeiro Matrix é muito bom, mas os dois seguintes são uma desgraça... :ohwell:
Quot linguas calles, tot homines vales

IpseDixit

Re: Conversa em português

Postby IpseDixit » 2015-09-18, 5:48

Luís wrote:O primeiro Matrix é muito bom, mas os dois seguintes são uma desgraça... :ohwell:


Muitas pessoas acham isso. Sem dúvida o primeiro filme é o melhor mas eu não acho que os outros dois foram uma desgraça.

User avatar
Antea
Posts:3955
Joined:2015-08-23, 10:53
Real Name:c
Gender:female

Re: Conversa em português

Postby Antea » 2015-09-18, 6:30

Os seguintes de Star Wars são os piores..... :roll:

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Conversa em português

Postby Osias » 2015-09-18, 11:54

Eu gostei do DVD Animatrix. Os filmes seguintes são ainda piores se você assistir isso e for comparar.
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

IpseDixit

Re: Conversa em português

Postby IpseDixit » 2015-09-18, 15:16

Antea wrote:Os seguintes de Star Wars são os piores..... :roll:


Queres dizer os mais recentes?

User avatar
Antea
Posts:3955
Joined:2015-08-23, 10:53
Real Name:c
Gender:female

Re: Conversa em português

Postby Antea » 2015-09-18, 18:28

Sim, a segunda trilogía (que apresenta o inicio da historia)...

IpseDixit

Re: Conversa em português

Postby IpseDixit » 2015-09-18, 19:20

Porém eu gosto dos efeitos speciais...

User avatar
Prowler
Posts:1961
Joined:2013-07-19, 5:09
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Conversa em português

Postby Prowler » 2015-09-19, 14:36

A Ameaça Fantasma ainda se vê, agora o Ataque dos Clones... dos filmes mais secantes que já vi. Desisti de o ver aos 40 minutos ou assim.

De qualquer das formas, não sou um grande fã da Guerra das Estrelas. Sim, os filmes antigos são clássicos do cinema, mas o meu gosto por eles é mais nostalgia do que outra coisa. Não os vejo há anos e não tenho interesse no resto da franquia. Se bem que alguns jogos de vídeo(Star Wars KOTOR) tiveram boas críticas.

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Conversa em português

Postby Osias » 2015-09-19, 14:43

O dos clones começou bem, mas desandou.

O terceiro é o menos pior das prequelas.

Mas eu odeio prequelas por princípio filosófico, de qualquer forma.
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.


Return to “Portuguese (Português)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 5 guests

cron