[d] and [ð] in European Portuguese

Moderator: Luís

Luís
Forum Administrator
Country: PT Portugal (Portugal)

Re: [d] and [ð] in European Portuguese / [ẽˈtɐ̃w] ou [ɐ̃jˈtɐ̃w]

Postby Luís » 2014-05-17, 15:41

megagodzillas wrote:
1. a maioria das palavras que começam com em- ou en- antes de consoante é transcrita, em alguns livros [ɐ̃j-] e em outros [ẽ-], como, por exemplo, nas palavras "então", "emprego", "encaixar", etc. Pessoalmente inclino-me a pensar que a pronúncia padrão destas palavras seria [ẽˈtɐ̃w], [ẽˈpreɡu], [ẽkajˈʃaɾ] e não [ɐ̃jˈtɐ̃w], [ɐ̃jˈpreɡu], [ɐ̃jkajˈʃaɾ]. Mas, se isto é verdade, a que tipo de pronúncia e/ou dialeto pertence a segunda possibilidade, i.e. [ɐ̃j-]?

Sim, tens razão na tua análise. A pronúncia dessas palavras é com [ẽ]. Penso que a confusão nas transcrições poderá vir do facto da sílaba "em" isolada ou em final de palavra se pronunciar [ɐ̃j].

megagodzillas wrote:2. No espanhol padrão, as oclusivas vozeadas [b], [d] e [ɡ] são realizadas como aproximantes, isto é, [β], [ð] e [ɣ], em posição intervocálica ou antes de certas consonantes. O mesmo processo de debilitamento já foi observado no português europeu e descrito inúmeras vezes por muitos fonetistas, no entanto, eles parecem não concordar no aspecto sociolinguístico deste fenómeno. Enquanto alguns autores sustentam que este debilitamento pertence, sem dúvida, ao português europeu padrão, outros registam-no como uma pronúncia completamente regional. E alguns não chegam sequer a mencioná-lo. Gostaria de conhecer, por favor, a vossa opinião sobre este assunto, como falantes nativos e bons conhecedores da língua. Seria conveniente adotá-lo ou não?

Já tivemos esta discussão algumas vezes antes. Eu, como lisboeta, faço a distinção entre [d] e [ð], mas não nos outros casos. No entanto, como disseste, os linguistas parecem não concordar exactamente. Em todo o caso, penso que poderás adoptar qualquer uma das pronúncias, já que a grande maioria dos portugueses não distingue entre esses sons.

megagodzillas wrote:O Luís, infelizmente, não consegui achar o documento referido (acho que se trata de uma transcrição fonética mais detalhada do texto “O vento norte e o sol”, num registro formal e em outro mais coloquial). O link não funciona :( . Será que ainda está disponível na Internet?

Encontrei a imagem no meu disco externo, aqui tens:

Image
Quot linguas calles, tot homines vales

megagodzillas
Real Name: Carlos Gonçalves
Country: DE Germany (Deutschland)

Re: [d] and [ð] in European Portuguese

Postby megagodzillas » 2014-06-10, 17:07

Muito obrigado, Luíz! Desculpa pela resposta atrasada, mas só agora consegui vê-la.

Return to “Portuguese (Português)”