Proposta de projeto

Moderator:Luís

User avatar
Pittsboy
Posts:1515
Joined:2002-06-28, 5:42
Real Name:Thiago do Nascimento
Gender:male
Location:Toronto, Canada
Country:CACanada (Canada)
Proposta de projeto

Postby Pittsboy » 2005-05-03, 20:52

Gostaria de saber se alguém teria vontade, e tempo, de fazer uma míni gramática de sua cidade, comunidade, etc.

Seriam abordados tópicos bem específicos, tais como os usos de artigo, de tempos verbais, de expressões mais ou menos fixas, o uso de infinitivo pessoal/impessoal, o uso de pronomes acusativos, etc.

Mas o mais interessante seria confrontar a língua escrita e a falada, ou seja, coletar esse tipo de informação tanto oralmente quanto escrita. Há diversos métodos para fazer isso, acredito que na escrita seria bem mais fácil e rápido e poderíamos começar por aí.

É só pedir para alguém de sua cidade/comunidade, etc, contar algo oralmente e depois você formula perguntas e peça que o informante escreva essa história, lenda, causo, sei lá, mas respondendo a essas questões, para direcionar a resposta dele e obter od ado correto.

Depois poderíamos pôr os resultados aqui e transformar isos numa míni gramática.

Não sei quem se interessaria por isso e teria um tempo.

Grato.
"It is no good to try to stop knowledge from going forward. Ignorance is never better than knowledge."
~~Enrico Fermi (1901 - 1954)~~

User avatar
Psi-Lord
Posts:10081
Joined:2002-08-18, 7:02
Real Name:Marcel Q.
Gender:male
Location:Cândido Mota
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Postby Psi-Lord » 2005-05-03, 21:15

Taí uma coisa que eu adoraria fazer. Eu tinha uma professora que conduzia um projeto na faculdade sobre variações lingüísticas no Paraná, mas nunca pude fazer parte porque não encaixava nos meus horários. Fazer algo mais local, fosse aqui em Londrina ou na minha cidade natal, seria divertido. Agora, agora, eu não teria como, mas vou deixar na lista de “prioridades”. :)
português do Brasil (pt-BR)British English (en-GB) galego (gl) português (pt) •• العربية (ar) български (bg) Cymraeg (cy) Deutsch (de)  r n km.t (egy) español rioplatense (es-AR) 日本語 (ja) 한국어 (ko) lingua Latina (la) ••• Esperanto (eo) (grc) français (fr) (hi) magyar (hu) italiano (it) polski (pl) Türkçe (tr) 普通話 (zh-CN)


Return to “Portuguese (Português)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 14 guests