Eu sou... (beginners corner)

Moderator:Luís

kotrcka
Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby kotrcka » 2010-08-23, 12:51

Unidade 2: Estou de volta :-)

Olá a todos,
Peter está de volta com segunda tentativa.
O meu progresso é muit pequena.
Eu tenho um livro em Inglês, porque o livro em Eslovaca língua é muito caro.
Verão está a terminar na Eslováquia, mas eu gosto do Outono também.
Eu gosto de todas as épocas, quando é um bom tempo.

That is all :-D

oh, and also a meaning in English - if my portuguese is too bad :-D

Part 2: I am back :-)

Hello all,
Peter is back with second try.
My progress is very slow.
I ahve a book in english, because book in slovak language is very expensive.
Summer in Slovakia is ending, but I like autumn (fall) too.
I like all seasons, when it is good weather.

Luís
Forum Administrator

Postby Luís » 2010-08-24, 22:14

kotrcka wrote:Unidade 2: Estou de volta :-)
Olá a todos,
Peter está de volta com uma segunda tentativa.
O meu progresso é muito pequeno.
Eu tenho um livro em Inglês, porque o livro em Eslovaco língua é muito caro.
O Verão está a terminar na Eslováquia, mas eu gosto do Outono também.
Eu gosto de todas as épocas estações , quando é um está bom tempo.

Nada mau! ;)

You just need to pay attention to articles (both definite and indefinite). I know Slovak doesn't have them, but in Portuguese these little words are rather important.
Quot linguas calles, tot homines vales

kotrcka

Postby kotrcka » 2010-08-25, 7:06

Obrigado, Luís.

And I would like to ask:

"O meu progresso é muito pequeno."

there is muito pequeno because of "o" ending of "progresso"? so if there would be some word with "a" ending (for example rainha :D ), the sentence would be:

"A meu rainha é muita pequena" ? :D

BlackZ

Postby BlackZ » 2010-08-25, 10:48

kotrcka wrote:there is muito pequeno because of "o" ending of "progresso"?

Yes. Adjectives (pequeno/pequena) must inflect according to the gender and number of the subject.

kotrcka wrote:so if there would be some word with "a" ending (for example rainha :D ), the sentence would be:

"A meu rainha é muita pequena" ? :D

Almost that. Possessive pronouns (meu/minha/meus/minhas) must be inflected according to the gender and number of the subject as well. However, note that adverbs (in this case, "muito") won't be inflected. So, the correct is:

"A minha rainha é muito pequena."

My queen is very small ;)

Ah, there's a very important thing about the word "Muito": Sometimes it is an adverb (which, when translated to English, will mean "Very") and sometimes a pronoun (in English: "Many").
When "Muito" is a pronoun (Many), it will be inflected just like adjectives.

More examples:
"Há muitas canetas aqui" (There are many pens here)
"Eu possuo muitos carros" (I own many cars)
"Esta caneta é muito pequena" (This pen is very small)

Por favor me corrijam se eu cometi algum erro ;)
Native: [flag=]pt-br[/flag]
Learning: [flag=]en-us[/flag] [flag=]fr[/flag] [flag=]ja[/flag] [flag=]es[/flag] [flag=]ca[/flag] [flag=]de[/flag]

kotrcka

Postby kotrcka » 2010-08-25, 11:24

sure sure, minha, because of F :-)

hmmm, it is logical, but.. i need to find a way, how to get it into my head.

obrigado for corections.

kotrcka

Postby kotrcka » 2010-08-25, 12:05

few another sentences - today with verbs too:

Sou trabalho o com computador e sou escrevo o com teclado. A teclado é muito pequena.

Sou como o bolo. O bolo é muito bom.

Hoje é calor mas o vento sopra. O vento é calor também.
--------------------------

and expected meaning :-D

I am working (now) with computer and I am writing (now) with (on) keayboard. The keyboard is very small.

I am eating (now) the cake. The cake is very good.

Today is warm (weather) but with blows. Wind is warm too.

Thanks for corrections :-)

BlackZ

Postby BlackZ » 2010-08-25, 15:50

Boa tentativa!

About the verbs "Ser" and "Estar", "Ser" usually refers to permanent things while "Estar" for temporary things.

kotrcka wrote:Sou trabalho o com computador e sou escrevo o com teclado. A teclado é muito pequena.

In this sentence you used "Ser". As you stated, you meant you are working now with the computer. Then, you must use "Estou" instead of "Sou", as you aren't permanently working with computers.

About the verb "trabalho", you must use it in the "gerund" form (It's like -ing form in English, such as in working, eating, etc...). In Portuguese, it is -ndo. Examples:

trabalhar -> trabalhando
escrever -> escrevendo
rir -> rindo

And "teclado" is masculine.

Corrections:

"Estou trabalhando com o computador e estou escrevendo com o teclado. O teclado é muito pequeno."

"Estou comendo o bolo. O bolo é muito bom (The cake is (always) good)/ O bolo está muito bom = ((This) cake is very good)

"Hoje está calor mas há muito vento. O vento está quente também.

This last sentence sounds more natural this way for me.

A very important note: I am not sure if the gerund thing and the last sentence apply to European Portuguese as well.
Native: [flag=]pt-br[/flag]
Learning: [flag=]en-us[/flag] [flag=]fr[/flag] [flag=]ja[/flag] [flag=]es[/flag] [flag=]ca[/flag] [flag=]de[/flag]

kotrcka

Postby kotrcka » 2010-08-25, 16:26

Thanks..

I think I understand, mainly that cake thing.

So in portuguese there are two ways, how to say the same.

if my grandma doesthe cake an it is always good, i will use é.. and if, for example, I did the cake and it is good only this time, i can use other form with está.

and the same with wind :-)

Stawrberry

Postby Stawrberry » 2010-08-25, 21:57

BlackZ wrote:A very important note: I am not sure if the gerund thing and the last sentence apply to European Portuguese as well.

European Portuguese - Estou a comer
Brazilian Portuguese - Estou comendo

:)

kotrcka

Postby kotrcka » 2010-08-26, 7:48

Stawrberry wrote:European Portuguese - Estou a comer
Brazilian Portuguese - Estou comendo

:)

really? that is bad. I want european version.

ILuvEire

Postby ILuvEire » 2010-08-27, 3:21

Awesome! European Portuguese is my favorite :)
[flag]de[/flag] [flag]da[/flag] [flag]fr-qc[/flag] [flag]haw[/flag] [flag]he[/flag] [flag]es[/flag]
Current focus: [flag]ga[/flag] [flag]ar[/flag]
Facebook | tumblr | Twitter
“We need to make books cool again. If you go home with somebody and they don't have books, don't fuck them.” —John Waters

kotrcka

Postby kotrcka » 2010-10-10, 15:14

Olá a todos.

Meu português é muito fraca. Eu quero aprender mais. Eu encontrei uma nova amiga em twitter. Vou aprenderei e tentarei com Lohanny. Lohanny é sua nome.

sergiolopes

Postby sergiolopes » 2010-10-11, 9:07

:x
kotrcka wrote:Olá a todos.

Se dizes olá com essa cara não vais fazer muitos amigos. :)

kotrcka wrote:O1 meu português é muito fraco2. Eu quero aprender mais. Eu encontrei uma nova amiga em no twitter. Vou3 Aprenderei e tentarei com a Lohanny. Lohanny é o sua seu nome.

1. In European Portuguese, the possessive requires the article. Always say "o meu carro", "a minha casa". The exception is when you're calling/invoking someone: "Meu filho, vem cá.", "Meu deus!".

2. The word for language, língua, is feminine, but when referring to the language itself you use the masculine. For instance, "O português é difícil. Holandês é bonito". If you want to say "the english language" however, you'd use the feminine, due to the gender of língua: "A língua inglesa".

3. When using the future, you have to choose either the simple or the periphrastic form. You either say aprenderei or vou aprender. In the periphrastic future, you only conjugate the verb ir.
"Books permit us to voyage through time, to tap the wisdom of our ancestors."

Native speaker of Portuguese, who's fluent in English, intermediate in Spanish and has some passive knowledge of French. My passion is Greek, which I study along with Dutch. I dream of one day being fluent in Icelandic.

kotrcka

Postby kotrcka » 2010-10-11, 17:53

Obrigadoooooooooooooooo :-)

I will practise more, mainly a/o prepositions.. I am completely dumb :-D

sergiolopes

Postby sergiolopes » 2010-10-17, 19:50

I'm sure you're not. :) Just keep studying and practicing and we'll be here to help you!

Native speaker of Portuguese, who's fluent in English, intermediate in Spanish and has some passive knowledge of French. My passion is Greek, which I study along with Dutch. I dream of one day being fluent in Icelandic.

Michael

Postby Michael » 2010-11-17, 0:08

Eu me chamo Michael. Sou uma pessoa de sangue mexicano e italiano que tem muito orgulho no seu patrimônio..mas nasci americano e tenho o mais orgulho em ser nascido aqui nos EAU. Ambos meus pais nasceram noutros países e ambas minhas famílias vieram desde outros países além disso.

Venho de duas famílias, uma mexicana e outra italiana. Por isso, já falo inglês além do napolitano. Sempre tenho falado espanhol, mas não como língua materna, porque meu papãe além dos meus parentes mexicanos nunca me falavam exclusivamente em espanhol..houve 6 meses que precisei melhorá-lo por minha conta.

Desde já tratarei de falar somente em português quando vier de novo neste fórum..vocês precisam de fazer o mesmo se querem melhorar seu português, como eu mesmo preciso melhorá-lo!

Agora, sobre o meu português. Há quase 6 meses que aprendo português. Pelo primeiro mês estava aprendendo a variedade européia mas logo achei a cultura brasileira, e não levou muito tempo até que me enamorei dela! Logo abandonei a variedade européia por aquela brasileira..e desde então me sinto contento com essa decisão!

Achei umas senhoras brasileiras também na minha cidade, e conversamos um fraco..teve crianças lusófonas também! Me surpreendeu muito! Quando eu estava falando com a mãe delas, uma das crianças estava desesperada pra atenção..enquanto saltava gritando "Eu falo português também! Eu também! Eu também!" Que bonzinho!
Last edited by Michael on 2010-11-21, 3:52, edited 1 time in total.
American English (en-us) Neapolitan from Molise (nap) N Italian (it) B2 Spanish (es) Portuguese (pt) French (fr) Greek (el) Albanian (sq) B1 Polish (pl) Romanian (ro) A2 Azerbaijani (az) Turkish (tr) Old English (en_old) A1
„Çdo njeri është peng i veprave të veta.‟
Every human being is hostage to their own deeds.

sergiolopes

Postby sergiolopes » 2010-11-17, 10:39

Olá, Michael!

O teu texto está bastante compreensível, e até podias reduzir o número de erros substancialmente se tivesses um bocadinho mais de atenção (por exemplo, EAU quer dizer Emirados Árabes Unidos ;)). Não te vou corrigir, já que estudas a variante brasileira e é melhor que seja um brasileiro a fazê-lo. :)

Parabéns pelo teu esforço!

Osias

Postby Osias » 2010-11-17, 16:33

Bem-vindo!
---------------
Eu me chamo Michael. Sou uma pessoa de sangue mexicano e italiano que tem muito orgulho de seu patrimônio... [você quis dizer 'herança'?] mas nasci americano e tenho muito orgulho em ter nascido aqui nos EUA. Ambos meus pais [sentido aranha disparou, mas não sei dizer se está mesmo errado] nasceram noutros países e ambas minhas famílias vieram desde outros países além disso.

Venho de duas famílias, uma mexicana e outra italiana. Por isso, já falo inglês além do napolitano. Sempre falei espanhol, mas não como língua materna, porque meu pai além dos meus parentes mexicanos nunca me falavam exclusivamente em espanhol..houve 6 meses que precisei melhorá-lo por minha conta.

Desde já tratarei de falar somente em português quando vir de novo neste fórum..vocês precisam defazer o mesmo se querem melhorar seu português, como eu mesmo preciso melhorá-lo!

Agora, sobre o meu português. Há quase 6 meses que aprendo português. No primeiro mês estava aprendendo a variedade européia mas logo descobri a cultura brasileira, e não levou muito tempo até que me enamorei dela! ["apaixonei por ela" soa mais Brasil] Logo abandonei a variedade européia por aquela brasileira... e desde então me sinto contente com essa decisão!

Achei umas senhoras brasileiras também na minha cidade, e conversamos um fraco [quê?]... teve crianças lusófonas também! Me surpreendeu muito! Quando eu estava falando com a mãe delas, uma das crianças estava desesperada por atenção..enquanto saltava gritando "Eu falo português também! Eu também! Eu também!" Que bonzinho!
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

Stawrberry

Postby Stawrberry » 2010-11-17, 16:56

Just wondering, Michael, why did you post this in kotrcka's thread? :)

kotrcka

Postby kotrcka » 2010-11-17, 20:38

Stawrberry wrote:Just wondering, Michael, why did you post this in kotrcka's thread? :)

Well, I started it like a general beginners thread. I think there is no other thread like this. Or yes? :blush:

Return to “Portuguese (Português)”