Eu sou... (beginners corner)

Moderator:Luís

kotrcka
Eu sou... (beginners corner)

Postby kotrcka » 2010-06-20, 17:47

Olá!
O meu nome é Peter e sou eslovaco. Eu moro na aldeia Rudná, a qual encontrar-se no leste da Eslováquia. Eu moro com minha velha mãe. Meus interesses são uns compudadores, um rádio e uma bicicleta.

That is enough in portuguese, because I am totaly beginner now. But I will try to improve and write more and more in this beautiful language. So please stay tuned, read, comment and correct me :-)

Obrigado...

See you

User avatar
ILuvEire
Posts:10398
Joined:2007-12-08, 17:41
Gender:male
Location:Austin
Country:USUnited States (United States)
Contact:

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby ILuvEire » 2010-06-21, 1:30

Bem-vindos ao foro português! Tu tens bom gosto nas línguas, o denmarquês e o português! :) Penso que, com os interesses, deves usar do artigo definido, mas não tenho certeza.

Welcome to the Portuguese forum! You have good taste in language, Danish and Portuguese! :) Though, I think that, with your interests, you should use the definite article, but I'm not sure.
[flag]de[/flag] [flag]da[/flag] [flag]fr-qc[/flag] [flag]haw[/flag] [flag]he[/flag] [flag]es[/flag]
Current focus: [flag]ga[/flag] [flag]ar[/flag]
Facebook | tumblr | Twitter
“We need to make books cool again. If you go home with somebody and they don't have books, don't fuck them.” —John Waters

User avatar
edumelo
Posts:484
Joined:2006-07-25, 20:01
Real Name:Eduardo Melo
Gender:male
Location:Mogi das Cruzes
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby edumelo » 2010-06-21, 15:56

kotrcka wrote:Olá!
O meu nome é Peter e sou eslovaco. Eu moro na aldeia Rudná, a qual encontra-se no leste da Eslováquia. Eu moro com minha velha mãe. Meus interesses são uns computadores, um rádio e uma bicicleta.

That is enough in portuguese, because I am totaly beginner now. But I will try to improve and write more and more in this beautiful language. So please stay tuned, read, comment and correct me :-)

Obrigado...

See you


Olá Peter, bem-vindo ao fórum português! Para um iniciante, seu português está muito bom, parabéns! Fiz algumas correções mas deixo claro que não sou professor, sou apenas um nativo tentando ajudar. Se alguém mais quiser comentar, que fique à vontade.


ILuvEire wrote:Bem-vindo ao fórum português! Tu tens bom gosto nas línguas, o dinamarquês e o português! :) Penso que, com os interesses, deves usar o artigo definido, mas não tenho certeza.

Welcome to the Portuguese forum! You have good taste in language, Danish and Portuguese! :) Though, I think that, with your interests, you should use the definite article, but I'm not sure.


Olá ILuvEire, tomei a liberdade de fazer algumas correções no seu texto também, espero que não se importe. Quanto ao artigo, não me parece incorreto, embora me pareça um pouco estranho :roll: Quem sabe alguém mais entendido de gramática do que eu possa ajudar.
native: [flag]pt-br[/flag]
learning: [flag]en[/flag] [flag]es[/flag] [flag]fr[/flag]

Stawrberry
Posts:906
Joined:2008-06-09, 16:00

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby Stawrberry » 2010-06-21, 18:11

Olá Peter, bem-vindo ao nosso fórum!

Se estás a aprender o português de Portugal, deves sempre usar os artigos antes dos pronomes possessivos. Por exemplo: os meus interesses, a minha mãe, etc. :) Só não tens de os usar quando é vocativo. Por exemplo: A minha mãe é estúpida. ''Minha mãe, porque és tão estúpida?'' :D E talvez a frase seja melhor assim: interesso-me por computadores, bicicletas e pelo rádio. Mas não tenho a certeza.

kotrcka

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby kotrcka » 2010-06-21, 18:51

Obrigado!

Thanks for any comments. As I am beginner, I do not care about grammar so much - and of course, I do not know the grammar so much :-D

But I hope that you can understand to my text. I will try more and more if I will make some improvements in my portuguese.

Have a nice day :-)

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby Osias » 2010-06-22, 11:41

kotrcka wrote:Olá!
O meu nome é Peter e sou eslovaco.
Bem vindo, Peter! Esse nome é comum aí no Esolvaquistão?


Meus interesses são uns compudadores, um rádio e uma bicicleta.

Não sei dizer se em Português Europeu isso é normal, mas essa frase me soa estranha com os artigos. Eu escreveria "Meus interesses são compudadores, rádio e cliclismo". Do jeito que foi dito, ficou parecendo que você estava falando de seus sonhos, não interesses. Como se fosse "Eu sonho em ter uns computadores, um rádio e uma bicicleta"

Mas isso não é uma correção que estou fazendo, apenas um comentário. Se houver um professor no tópico...
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

kotrcka

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby kotrcka » 2010-06-22, 15:38

Bem vindo, Peter! Esse nome é comum aí no Esolvaquistão?


Sim, esse nome é comum aqui.

Yes, it is quite common name here.

And thank you, I will try to get into portuguese - cross the fingers for me :whistle:

User avatar
Osias
Posts:9754
Joined:2007-09-09, 17:38
Real Name:Osias Junior
Gender:male
Location:Vitória
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby Osias » 2010-06-22, 15:49

Falou! Boa sorte!

(Esqueci de mencionar que "Esolvaquistão" é um nome de brincadeira que eu inventei na hora... tomara que ele perceba sozinho)
2017 est l'année du (fr) et de l'(de) pour moi. Parle avec moi en eux, s'il te plait.

sergiolopes
Posts:1007
Joined:2006-08-11, 18:08
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby sergiolopes » 2010-06-22, 23:27

Olá! Sê muito bem-vindo. :)

kotrcka wrote:Olá!
O meu nome é Peter e sou eslovaco. Eu moro na aldeia Rudná, a qual se encontrar-se no leste da Eslováquia. Eu moro com a minha velha mãe. Os meus interesses são uns computadores, um rádio e uma bicicleta.

That is enough in portuguese, because I am totaly beginner now. But I will try to improve and write more and more in this beautiful language. So please stay tuned, read, comment and correct me :-)

Obrigado...

See you

It was a great effort! Much better than any of my first attempts at a foreign language. ;)


Stawrberry wrote:Olá Peter, bem-vindo ao nosso fórum!

Se estás a aprender o português de Portugal, deves sempre usar os artigos antes dos pronomes possessivos. Por exemplo: os meus interesses, a minha mãe, etc. :) Só não tens de os usar quando é vocativo. Por exemplo: A minha mãe é estúpida. ''Minha mãe, porque és tão estúpida?'' :D E talvez a frase seja melhor assim: interesso-me por computadores, bicicletas e pelo rádio. Mas não tenho a certeza.

Exacto :)


osias wrote:Não sei dizer se em Português Europeu isso é normal, mas essa frase me soa estranha com os artigos. Eu escreveria "Meus interesses são compudadores, rádio e cliclismo". Do jeito que foi dito, ficou parecendo que você estava falando de seus sonhos, não interesses. Como se fosse "Eu sonho em ter uns computadores, um rádio e uma bicicleta"

O artigo definido é obrigatório antes do possessivo. Quanto aos artigos indefinidos, eles podem estar correctos, dependendo do que ele quer dizer. Se o interesse dele for por alguns objectos específicos que tenha por casa, os artigos indefinidos estão bem.

To kotrcka: I'm not sure if you meant you're interested in some particular objects you have already, or if you just like computers, radio and bikes in general. If it's the latter, you should drop the indefinite articles and use the plural (as you did with computadores), otherwise it's correct.
"Books permit us to voyage through time, to tap the wisdom of our ancestors."

Native speaker of Portuguese, who's fluent in English, intermediate in Spanish and has some passive knowledge of French. My passion is Greek, which I study along with Dutch. I dream of one day being fluent in Icelandic.

User avatar
edumelo
Posts:484
Joined:2006-07-25, 20:01
Real Name:Eduardo Melo
Gender:male
Location:Mogi das Cruzes
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby edumelo » 2010-06-24, 16:17

Sérgio, uma curiosidade minha, você é professor?
native: [flag]pt-br[/flag]
learning: [flag]en[/flag] [flag]es[/flag] [flag]fr[/flag]

kotrcka

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby kotrcka » 2010-06-24, 22:28

@sergiolopez: thanks - I will try to write something soon, but now I have problems with my PC.

sergiolopes
Posts:1007
Joined:2006-08-11, 18:08
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby sergiolopes » 2010-06-24, 22:34

@edumelo Não.
@kotrcka Sérgio Lopes, com um S! Não sou espanhol! :)
"Books permit us to voyage through time, to tap the wisdom of our ancestors."

Native speaker of Portuguese, who's fluent in English, intermediate in Spanish and has some passive knowledge of French. My passion is Greek, which I study along with Dutch. I dream of one day being fluent in Icelandic.

kotrcka

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby kotrcka » 2010-06-25, 7:42

sergiolopes: :-) you know, late night - I was happy, that my eyes were open enough to write something. sorry :-)

but good thing - it was the first time I could understand to all your text without dictionary :whistle:

User avatar
edumelo
Posts:484
Joined:2006-07-25, 20:01
Real Name:Eduardo Melo
Gender:male
Location:Mogi das Cruzes
Country:BRBrazil (Brasil)
Contact:

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby edumelo » 2010-06-25, 12:15

sergiolopes wrote:@edumelo Não.


Você explica bem. :wink:
native: [flag]pt-br[/flag]
learning: [flag]en[/flag] [flag]es[/flag] [flag]fr[/flag]

sergiolopes
Posts:1007
Joined:2006-08-11, 18:08
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby sergiolopes » 2010-06-26, 13:45

Obrigado. Faço o que posso e, acima de tudo, tento só falar daquilo que sei. ;)
"Books permit us to voyage through time, to tap the wisdom of our ancestors."

Native speaker of Portuguese, who's fluent in English, intermediate in Spanish and has some passive knowledge of French. My passion is Greek, which I study along with Dutch. I dream of one day being fluent in Icelandic.

User avatar
algorrém
Posts:83
Joined:2009-05-10, 17:19
Country:BRBrazil (Brasil)

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby algorrém » 2010-06-27, 21:47

sergiolopes wrote:O artigo definido é obrigatório antes do possessivo.

Só para constar, esse seguramente não é o caso no Brasil. Tanto "meus interesses são..." quanto "os meus interesses são..." estão não só corretos, como correntes e consagrados aqui neste lado do oceano.
O rei mandou me chamá / Pra casar com sua filha / Só de dote ele me dará / Oropa, França, Bahia / Me alembrei do meu ranchinho / Da roça, do meu feijão / Ai!, seu rei, não quero, não!

sergiolopes
Posts:1007
Joined:2006-08-11, 18:08
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby sergiolopes » 2010-06-27, 22:51

algorrém wrote:
sergiolopes wrote:O artigo definido é obrigatório antes do possessivo.

Só para constar, esse seguramente não é o caso no Brasil. Tanto "meus interesses são..." quanto "os meus interesses são..." estão não só corretos, como correntes e consagrados aqui neste lado do oceano.

Com certeza, mas como o autor deste tópico está a aprender português europeu, não vejo necessidade de estar a alertar para todos os casos em que há diferenças. Isso só ia confundi-lo mais. ;)
"Books permit us to voyage through time, to tap the wisdom of our ancestors."

Native speaker of Portuguese, who's fluent in English, intermediate in Spanish and has some passive knowledge of French. My passion is Greek, which I study along with Dutch. I dream of one day being fluent in Icelandic.

User avatar
algorrém
Posts:83
Joined:2009-05-10, 17:19
Country:BRBrazil (Brasil)

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby algorrém » 2010-06-27, 23:37

sergiolopes wrote:Com certeza, mas como o autor deste tópico está a aprender português europeu, não vejo necessidade de estar a alertar para todos os casos em que há diferenças. Isso só ia confundi-lo mais. ;)

Mas é claro que estás com a razão! :? Perdão, eu não tinha notado o Portuguese (EU) na assinatura dele. É uma confusão ter tudo misturado num fórum só. Até penso que, visto para todos os tópicos haver duas versões, era mais fácil separar tudo de uma vez em dois fóruns. Evitava-se este tipo de intromissão desatenta.
O rei mandou me chamá / Pra casar com sua filha / Só de dote ele me dará / Oropa, França, Bahia / Me alembrei do meu ranchinho / Da roça, do meu feijão / Ai!, seu rei, não quero, não!

sergiolopes
Posts:1007
Joined:2006-08-11, 18:08
Gender:male
Country:PTPortugal (Portugal)

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby sergiolopes » 2010-06-27, 23:53

Também não morreu ninguém! :D Não vale a pena exagerar, acho.

@kotrcka: Sorry for the thread hijacking, mate!
"Books permit us to voyage through time, to tap the wisdom of our ancestors."

Native speaker of Portuguese, who's fluent in English, intermediate in Spanish and has some passive knowledge of French. My passion is Greek, which I study along with Dutch. I dream of one day being fluent in Icelandic.

kotrcka

Re: Eu sou... (beginners corner)

Postby kotrcka » 2010-06-28, 15:44

@sergiolopes: no problem :-)


Return to “Portuguese (Português)”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests